Alternativa para evitar a fadiga visual

Alternativa para evitar a fadiga visual

Alternativa para evitar a fadiga visual

 

Trabalhar em frente ao computador por longas horas pode desencadear fadiga visual, cefaleia, olho seco e vermelho, sensação de corpo estranho e ardência na vista, além de dores no pescoço, nuca e costas, sendo estes sintomas o que caracterizam a Síndrome da Visão de Computador. Durante o uso do micro, uma pessoa pisca de 10 a 30% menos do que quando não está em frente à tela. O Ambiente laboral (ar condicionado, iluminação inadequada, posicionamento do monitor) pode influenciar no conforto do trabalhador, provocando os sintomas de olho seco. Ao notar a ocorrência de cansaço visual, procure um oftalmologista. Para prevenir, adote as dicas abaixo:

  • Cuide da iluminação da sala, evitando reflexos de luminárias e janelas sobre a tela. Abra sempre as janelas para entrar a claridade natural. Cortinas e persianas podem ser de grande ajuda para controlar o nível de luz que entra no ambiente.
  • Posicione a extremidade superior do monitor ligeiramente abaixo do nível de seus olhos e se mantenha a uma distância de 50 a 60 cm de tela.
  • Saúde e Segurança no Trabalho Cuide da ventilação do local. Procure não ter ar-condicionado ou ventiladores apontador para seu rosto.
  • Faça pequenas pausa a cada 30 ou 40 minutos de trabalho. Aproveite para olhar objetos ou paisagens a distância.
  • Cuide de sua postura em frente ao monitor, pois ela é tão importante quanto o tempo de exposição. Manter um posicionamento postural inadequado pode acelerar o processo de vista cansada.
  • Procure lavar os olhos várias vezes ao longo do dia. Além de lubrificar a vista, é uma forma de você também sair da frente do computador por
    alguns minutos.
  • Pisque várias vezes sem parar para lubricar o globo ocular.
  • Mantenha o monitor sempre limpo para melhorar a visibilidade da tela.
  • Solicite telas de LCD, pois, normalmente, elas apresentam melhor resolução e iluminação, proporcionando um cansaço menor para seus olhos.

PPRA PCMSO PCMAT Laudos PPP NTEP/FAP CIPA Ergonomia Ambulatórios Exames Médicos Treinamento CIPA

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *