O que são hepatites virais

O que são hepatites virais

O que são hepatites virais

 

A final o que é Hepatite?

Hepatites são um grupo de doenças caracterizadas por uma inflamação das células do fígado. Elas podem ser causadas por agressões de agentes tóxicos, como o álcool, (e) medicamentos assim como por doenças autoimunes, metabólicas e virais.

No entanto, as mais comuns são as hepatites virais, ou seja, aquelas causadas por vírus.

As hepatites virais são separadas em letras do alfabeto (A, B, C, D e E), de acordo com o tipo de vírus que infecta o indivíduo

Quais os tipos de hepatite?

Hepatite Tipo A:

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas.

Hepatite Tipo B:

Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Hepatite Tipo C:

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue.

Hepatite Tipo D:

A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa.

Hepatite Tipo E:

De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE. Sua transmissão é fecal-oral.

 

Quando devo me preocupar e fazer o exame da Hepatite?

  • Consumo de água e alimentos contaminados;
  • Sexo desprotegido;
  • Compartilhar agulhas para uso de drogas injetáveis;
  • Uso de material cirúrgico contaminado e não-descartável;
  • Compartilhar lâminas (cuidado em sessões de depilação ou tatuagem, manicure e barbearia);
  • Compartilhar escova de dentes;
  • Não usar material de proteção individual ao lidar com produtos biológicos;
  • Uso abusivo de álcool e medicamentos;
  • Não receber as vacinas contra as hepatites A e B se houver indicação.

Quais os sintomas da Hepatite?

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Geralmente, quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio mais avançado. E os mais comuns são:

. Febre;

. Fraqueza;

. Mal-estar;

. Dor abdominal;

. Enjoo/náuseas;

. Vômitos;

. Perda de apetite;

. Urina escura (cor de café);

. Icterícia (olhos e pele amarelados);

. Fezes esbranquiçadas.

Buscando ajuda Médica…

 

Toda pessoa com sintomas de hepatite como icterícia (pele e olhos amarelados), náusea e vômitos, dor abdominal, falta de apetite, urina com cor laranja escuro e fezes esbranquiçadas deve procurar um médico para obter o diagnóstico e definir o acompanhamento e tratamento necessários para evitar complicações.

 

Diagnóstico da Hepatite

O diagnóstico de hepatite é feito através da anamnese para identificar os sintomas apresentados e buscar fatores de risco para os diferentes tipos de hepatite a fim de definir os exames a serem solicitados visando estabelecer a causa da hepatite. No exame físico são buscados sinais de doença hepática como icterícia e aumento do fígado. Por fim, são solicitados os exames complementares cabíveis.

 

Tratamento da Hepatite

Não existe tratamento para a forma aguda da hepatite. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos. O repouso é considerado importante no tratamento da hepatite pela própria condição do paciente.

Para a hepatite alcoólica, em certos casos mais graves, podem ser prescritos corticosteróides e muitas vezes se faz necessária a reposição de sais minerais e vitaminas.

No caso da hepatite A não existe tratamento específico. Para hepatite B crônica podem ser prescritos medicamentos antivirais. Já no caso da hepatite C são usados medicamentos antivirais tanto na fase aguda quanto na crônica.

No caso da hepatite medicamentosa o tratamento é de suporte, mas, se a causa for intoxicação por paracetamol, pode ser utilizada a acetilcisteína. E no caso da hepatite autoimune são utilizados corticosteróides e imunossupressores.

Prevenção da Hepatite

É mandatório o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais que lidem com material biológico;

O não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas;

Deve-se evitar o uso abusivo de álcool e não se expor a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos;

E o mais importante, estar sempre em dia com a sua carteirinha de vacinação.

 

 

O que são hepatites virais – Download Baixar

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *