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SAIBA COMO PREVENIR A LER (Lesão por esforço repetitivo)

Sugestão e prática de exercícios

LER são doenças do trabalho, típicas da atividade intensa e repetitiva, provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema
que agrupa os ossos, nervos, músculos e tendões. Principalmente os membros superiores, mãos, punhos, braços,
antebraços, ombros e coluna vertical. Por isso é importante variar esses movimentos.

 

  1. Relaxe os músculos do pescoço, incline a cabeça para a esquerda, para direita, para frente e para trás, sempre
    mantendo cada posição por alguns segundos;
  2. Role os ombros com braços soltos e as mãos apontando para baixo, execute um movimento giratório para
    frente e depois para trás. Por três vezes.
  3. Rotacione os antebraços levantando os braços estirados, com as palmas das mãos voltadas para cima, até a altura
    dos ombros;
  4. Movimente em círculos os punhos com os braços retos e para os lados, girando lentamente as
    mãos circularmente, trabalhando os punhos;
  5. Flexione as pontas dos dedos com a mão direito estendida, dedos juntos e palma voltada para baixo, torce os
    dedos contra a palma da mão esquerda, mantendo a posição por alguns segundos e solte-os suavemente. 
    Repita com a outra mão;
  6. Gire os braços lentamente para dentro até que o dorso das mãos que de frente um para o outro; Gire os braços novamente,
    retornando-os à posição inicial.