Você sabe o que é catarata?

Você sabe o que é catarata?

que é?

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornado-o opaco. A evolução da doença costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

Causas:

A principal causa da doença é o envelhecimento, geralmente em indivíduos com mais de 50 anos. Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, inflamações intraoculares, traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos e excesso de radiação.

Diagnóstico:

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. As consultas de rotina podem evitar o diagnóstico tardio. Além disso, manter os exames admissionais, demissionais e periódicos de Acuidade Visual também podem auxiliar no diagnóstico precoce.

Tratamento:

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

Algumas recomendações…

Não use colírios, especialmente os que contêm corticoides, sem indicação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;

Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos.

 

 

PPRA PCMSO PCMAT Laudos PPP NTEP/FAP CIPA Ergonomia Ambulatórios Exames Médicos Treinamento CIPA

 

Você sabe o que é catarata? – Download Baixar

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *